Livre demanda de leite na amamentação. Uso de bico (chupeta) pode atrapalhar?
- Katy Backes
- 18 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de abr.

Livre demanda na amamentação refere-se a uma abordagem em que a mãe amamenta seu bebê sempre que ele demonstra sinais de fome ou necessidade de alimentação, em vez de seguir um horário fixo ou pré-determinado para a amamentação. Essa prática baseia-se nas necessidades do bebê e na oferta de leite materno sempre que ele solicitar, promovendo um padrão de leite materno flexível e adaptado às demandas individuais da criança.
Essa abordagem é recomendada por profissionais de saúde e organizações de saúde materna e infantil, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o UNICEF, pois está alinhada com a fisiologia natural da amamentação e promove uma maior produção de leite materno para atender às necessidades do bebê. A livre demanda também ajuda a fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, além de garantir a nutrição adequada e a saciedade do lactente.
Em relação ao uso da chupeta, ele pode influenciar a prática da amamentação em livre demanda. O uso de chupeta pode atrapalhar a amamentação, especialmente se introduzido muito cedo ou utilizado de maneira excessiva.
Quando o bebê chora, geralmente o que acontece é o cuidador oferecer a chupeta para que o bebê se acalme, talvez a necessidade dele nesse momento era fome, sede ou estar perto de sua mãe e ela não foi suprida pois foi oferecido a chupeta. Isso pode gerar um impacto na amamentação como baixa produção, pois o corpo irá entender que aquela determinada quantidade é suficiente para o bebê e nisso vem um ciclo vicioso.
Em resumo, a amamentação em livre demanda implica na alimentação do bebê sempre que ele apresenta sinais de fome ou necessidade de amamentação, sem seguir um horário rígido, priorizando o atendimento às demandas e necessidades individuais do bebê e sem uso de bicos artificiais.
Comments